Pensei que esse geração, em se tratando de consoles, seria da Microsoft, ela possuía um console com uma tecnologia mais inovadora, uma plataforma que promete unifica todo os sistemas da sala de estar. A utilização do sistema de cloud (nuvens) possibilitaria a introdução de interessantes e revolucionários recursos, como jogar na casa de um amigo o jogo que você comprou e que esta instalado no seu console, ou já jogar um jogo que você comprou e que ainda estava esperando chegar em sua casa.
No entanto, um fator levou isso tudo por terra, e ele se chama ganancia. A politica de jogos usados adotadas pela Microsoft assustou os consumidores, pois restringe a liberdade que o consumidor tem com o produto adquirido. Muitas pessoas não enxergaram o verdadeiro lado negativo dessa medida, pois não se trata apenas da imposição de barreiras sobre sua liberdade de fazer o que quiser com uma mercadoria que você comprou, mas sim permitir que as empresas tenha liberdade para impor qualquer tipo de politica ao consumidor e ele aceitar.
A medida que se aceita que a empresa imponha certas medidas o consumidor lhe da a liberdade de poder explorar isso ainda mais. Lembro quando começou a onda dos DLC em que muitos jogadores reclamavam e alegavam que agora as empresas estavam vendendo os jogos em partes, o que em parte não deixa de ser verdade, principalmente quando um DLC é anunciado antes mesmo do lançamento do jogo. Mas com o tempo essa revolta parou de povoar os fóruns de discussão e o consumidores foram sendo lentamente domesticados a aceitar tal politica ao ponto de atualmente alguns se vangloriarem de que a versão de um determinado jogo para seu console tenha um DLC em especifico.
Atualmente a grande polemica são os jogos usados, e novamente havia plenas condições de acontecer o mesmo que aconteceu com os DLC, no entanto, a SONY foi muito experta e atacou a Microsoft nos pontos em que ela foi criticada. Alguns que ainda defendiam a Microsoft sobre a politica de jogos usados alegavam que tal medida não seria necessariamente culpa da Microsoft, mas das desenvolvedoras de jogos que estavam a cobrar tais medidas para elevar seus lucros, mas quando a SONY foi ao palco e alegou que tais praticas não seriam adotadas no Playstation 4 esse tese caiu por terra. A adoção dessas politicas da Microsoft passaram a ser justificadas apenas por ganancia e ânsia de controle.
A grande jogada da SONY foi ver que ela tinha a oportunidade de ser a alternativa para uma politica que desagradava os consumidores e ela a pegou, praticamente sua conferencia disse: "Se você não concorda com isso, compre o PS4". Tal medida ainda fez a Microsoft parecer a grande vilã da história.
Resta agora saber como a Microsoft vai tentar reagir, talvez ela suspenda essas politicas, talvez tente amenizá-las um pouco mais, mas querendo ou não, em se tratando de primeira impressão a Microsoft foi a que deixou o publico com a mais ruim, e como se diz sobre primeiras impressões, geralmente elas são as que ficam, pelo menos por um bom tempo, mas ainda pode ser mudada não tenha duvidas.
É importante ressalta que o discutido aqui não se trata de quem tem o console mais poderoso, melhores jogos ou tecnologias, mas sim de impressões, de cativar o consumidor a adquirir seu produto, e por onde pesquisei parece ser unânime a impressão de que a SONY saiu como grande vencedora, tanto da E3 quanto dos eventos de apresentação dos consoles, e sem duvida essa também é a impressão que tenho agora. Essa geração anda esta para começar e com certeza muita coisa ainda vai acontecer, nos resta agora esperar o tempo passar e ver em que direção as coisas iram se encaminhar.
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