O que acontece quando se junta vários filósofos de épocas diferentes querendo provar suas teorias?
Opa, não é bem isso! Acontece Filosofighters, um divertido jogo de luta em que nove lendários filósofos provam suas teorias através de golpes que remetem suas próprias idéias filosóficas. O jogo gratuito da revista Superinteressante teve sua idéia original de Raoni Madalena, um freelancer da editora abril, que propôs fazer um Street Fighter com filósofos. A pesar de tratar de diversos pensadores de uma maneira cômica, felizmente ainda não houve nenhuma polêmica sobre o jogo.
Em relação a jogabilidade, todos os personagens possuem um botão de soco e um de chute, além de dois especiais, e pulam com o movimento do direcional para cima. Os lutadores são:
Platão - O pai da filosofia possui dois golpes interessantes, em especial o A Caverna, onde uma enorme caverna cai em cima do oponente e é possível prendê-lo ao continuar golpeando-o. O outro especial chama-se Mundo das idéias e Platão cria uma barreira ao pensar na concepção do homem perfeito.
Santo Agostinho – O famoso teórico do cristianismo possui um bastão e seu especialDistentio animi literalmente senta a vara nos adversários. O outro especial Tolle, lege tem o range semelhante ao Shinkuu Hadouken de Ryu em Marvel vs Capcom 3, mas com uma duração menor.
Maquiavel - Os fins justificam os meios quando o assunto é bater nos outros. Maquiavel joga sua coroa no adversário no especial De Principatibus e invoca Cesare Bórgia para dar um divekick no oponente no especial de mesmo nome!
Descartes - O responsável por trazer o racionalismo na idade moderna bate em seu oponente com a força do pensamento no especial Ego cogito ergo sum (o famoso “Penso, logo existo) e cria um plano cartesiano num vetor que acerta seu oponente com o Plano Cartesiano, invenção de Descartes.
Rousseau - O ídolo de muitos filósofos, que pregava que todo homem nasce livre, fica bem à vontade no especial Homem Natural, onde fica peladão para dar um straight na cara do oponente. Rousseau também mostra que tem um bom coração e solta vários pássaros de uma gaiola em seu segundo golpe especial Libertè , cujo range também é similar ao Tolle, lege, a pesar do startup mais lento.
Karl Marx - Nosso querido e estudioso Marx, um dos meus filósofos favoritos, luta com muita garra em Filosofighters. No especial A foice e o martelo (meio bugado por aqui), Marx joga o símbolo da revolução dos operários no oponente. Já no Operários do mundo: uni-vos!, o filósofo convoca uma legião de operários para fazerem um arrastão no inimigo.
Nietzsche - Um dos mais conhecidos e polêmicos nomes na filosofia, Nietzsche é um ótimo personagem no jogo. Deus está morto! invoca Deus (morto) sob o adversário e também é possível repetí-lo enquanto o oponente continua no chão, tornando-o um dos melhores golpes do jogo na minha opinião. Nietzsche também invoca o Super Homem em Ubermensch, que parte para um divekick para cima do adversário.
Simone e Satre – O casal de filósofos não se separam nem para lutar, e alternam turnos. Os golpes e especiais são os mesmos, mudando apenas o visual de cada um. Em Nobel de 64 e La Femme, os dois lançam projéteis: Satre lança uma moeda e Simone seu sutiã. O segundo especial O Outro convoca o parceiro para dar um divekick no adversário.
Infelizmente, o jogo possui seus defeitos. Não é possível jogar multiplayer e alguns golpes especiais são “spamáveis”, praticamente prendendo o oponente, uma vez que o primeiro golpe o acerte.
A animação é muito bonita e todos os filósofos ficaram muito característicos, o que mostra que os desenvolvedores fizeram um bom trabalho de pesquisa e arte. De qualquer maneira, é fácil se divertir com o jogo, confira você mesmo e jogue Filosofighters gratuitamente em seu browser.
Fonte: PortalVersus
Fonte: PortalVersus
Nenhum comentário:
Postar um comentário