domingo, 25 de dezembro de 2011

[NOTÍCIA] Retrospectiva 2011, os principais eventos que marcaram o mundo dos games em 2011



Parece que foi ontem que a edição de 2011da E3 acabou e os grandes títulos começaram a aquecer os motores para osexcelentes lançamentos de 2011. Parece que foi ontem que o Project Café virouWii U, parece que foi ontem que a Microsoft não produzia seus consoles noBrasil. 


Mas não foi. Tudo isso se espalhou por 2011, um ano que teve alguns dos maioreslançamentos da história dos games, alguns clássicos, novos portáteis,novos consoles anunciados, e toda uma gama de marcos históricos e fracassos.Relembramos os 10 principais eventos que balançaram a indústria dos videogamesneste ano. Confira! 




PSN é atacada por hackers 



A PlayStation Network tem uma diferença crucial quando comparada à Xbox Live,da Microsoft: é gratuita. Mesmo assim, o serviço causou uma grande dor decabeça para os jogadores em abril de 2011, com uma invasão de umgrupo de hackers, chamados de Anonymous, que derrubou a rede da Sony por maisde um mês. 



A situação voltou relativamente ao normal apenas no começo de junho, quando agigante japonesa conseguiu restaurar o serviço em quase todos os territórios etrouxe aos jogadores afetados pela queda na PSN alguns jogos paradownload, entre outros benefícios. Desde então, hackers já chegaram a ameaçar aXbox Live e a roubar algumas informações privadas no Steam, mas nada se comparaao grande apagão da PSN. 




Duke Nukem Forever foi finalmentelançado...



Parece inacreditável, mas 2011 foi o ano no qual "Duke NukemForever", o "Chinese Democracy" dos games, finalmente chegou àsprateleiras, depois de incontáveis mudanças de engine e da falência da 3DRealms. Duke está de volta, saudações ao rei. 



O jogo ser um completo desastre é apenas uma consequência do catastróficoprocesso de desenvolvimento, aliado a um hype descomunal e escolhas infelizesde roteiro e jogabilidade. Mesmo assim, a lenda que dava sentido a termos comovaporware finalmente se tornou realidade. 




Anúncio do Wii U 



Quando o mundo soube dos primeiros rumores envolvendo o Project Café, em abril,os boatos envolvendo uma espécie de reboot HD do Wii não eram novidades. O papoque circulava ainda em 2010 era de que a Big N relançaria o Wii com uma saídaHDMI e um drive de Blu-Ray. Reggie Fils-Aimé e Shigeru Miyamoto rapidamentenegaram o Wii HD e indicaram um possível sucessor. 



Em junho, durante a conferência da Nintendo na E3, o Project Café desapareceue, em seu lugar, surgiu o Wii U, um console HD que utiliza um controle quemistura o design tradicional dos joysticks com tablets. O Wii U foi recebido deforma cautelosa, mas é inegável que a Nintendo deu um golpe severo no conceitode "gerações de consoles", pois o Wii U também utiliza o Wii Motionconvencional. 




Nintendo 3DS decepciona 



O DS é um dos portáteis mais bem-sucedidos de todos os tempos, por isso aNintendo, compreensivelmente, tinha altas expectativas para o 3DS, um portátilcom duas telas e tecnologia 3D sem a necessidade de óculos. O 3D, surpreendendoos céticos, até funciona bem (ainda que, dependendo do jogo, seja um poucosensível demais aos movimentos do jogador), mas mesmo assim, o portátil nãodecolou. 



O lançamento, em fevereiro, bateu recordes e tudo parecia brilhante para aNintendo, mas nos meses seguintes, a procura foi diminuindo e as vendascomeçaram a não bater as metas. A fraca biblioteca inicial de títulos nãoconseguiu atrair jogadores menos ávidos por novidades e a situação só começou amelhorar quando remakes de peso, como "Star Fox 64" e "TheLegend of Zelda: Ocarina of Time 3D" chegaram às lojas, e quando a Big Ncortou o preço do portátil. O 3DS tem o desafio de ter um 2012 mais suave que oconturbado ano de 2011. 




PS Vita problemático 



Essa notícia é fresca das manchetes, mas parece que 2011 não foi o ano de sortepara quem ama portáteis. Relatos de que o PS Vita está com diversos problemasde firmware no Japão estão pipocando em todos os cantos, o que pode atrasar ouprejudicar o lançamento ocidental do novo portátil da Sony. 



Os jogadores estão experimentando telas de toque que não funcionam, telas quetravam e outros problemas que, aparentemente, apenas envolvem o software doportátil, não o hardware. 




Call of Duty bate o recorde... mais umavez 



Ninguém duvidava que "Modern Warfare 3" seria um game excelente paraos bolsos da Activision, mas não era todo mundo que acreditava que a sériebateria o recorde de vendas da indústria de games pelo terceiro anoconsecutivo. "MW3" é, agora, o produto de entretenimento que gerouUS$ 1 bilhão mais rápido. 



Com isso, veio o inevitável chororô dos detratores da franquia, que se uniramnos fóruns de sites de notícias e no Metacritic e atacavam a mesmice do game,quando comparado aos outros da série. Mesmo com milhões de compradores ejogadores ávidos, "MW3" pode ser o jogo mais odiado da geração. 




Xbox 360 passa a ser fabricado no Brasil 



Notícia boa para quem ainda torce peloBrasil se tornar um gigantesco pólo de games, um público que provavelmenteinclui todos os jogadores brasileiros. A Microsoft deu mais um passo na suaestratégia tupiniquim e começou a fabricar consoles por aqui. 


O que isso significa para o brasileiro? De cara, um corte significativo dospreços, mas mais facilidades na assistência técnica e certa garantia de que aempresa está investindo de forma constante no país e que não deve ser uma modapassageira. Ainda falta muito, incluindo a mesma atitude da Sony. 




World of Warcraft em português 



O massivo colosso da Blizzard não é novidade para os brasileiros, mas aempresa, mostrando interesse no mercado local, trouxe oficialmente o jogo parao Brasil, totalmente traduzido e com modos de pagamento diferenciados, comoboleto bancário. O game, que conta com mais de dez milhões de jogadores nomundo todo, ganhou servidores próprios no Brasil, que lotaram rapidamente. 




Skyrim entra na cultura pop 



"The Elder Scrolls V: Skyrim" é um jogo gigantesco, cheio de nuances,profundamente calcado em RPGs fantásticos. Era de se esperar que a crítica seajoelhasse diante do game e que ele se tornasse um clássico contido. 



O que não estava nos planos é que o jogo fosse tomar de assalto a cultura pop edominar a lista de mais vendidos em alguns territórios, mesmo encarando abrutal competição de novembro. "Skyrim" se tornou o game mais vendidono Steam e ainda criou um "meme" de internet, envolvendo a frase"Eu costumava ser um aventureiro... até tomar uma flechada nojoelho", um trecho repetido aleatoriamente por diversos guardas e NPCsmenos importantes ao redor de "Skyrim". 



É cada vez menos raro um game entrar de cabeça no mundo pop, mas é ainda maisraro um RPG tão de nicho como "Skyrim" tomar o mundo de assalto.



Minecraft 



Mesmo com "Call of Duty" vendendo oito cópias até para a sua vó eSkyrim se tornando um banco de referências cômicas questionáveis na internet,2011 pode ser lembrado como o ano de "Minecraft", o queridinho indieque é parte survival horror, parte Lego e parte devaneio artístico. 



O USG, ou User Generated Content está ganhando força, com suporte dos estúdios,em jogos como "inFamous 2" e "LittleBigPlanet", mas"Minecraft" faz disso sua mecânica central e sua fronteira final. 



Em Minecraft, a criatividade (e paciência) do jogador é o limite, com anecessidade de se proteger em fortalezas rapidamente se alternando com anecessidade de construir, de bloco em bloco, um Link estilo 8 bits do tamanhode uma montanha. O estilo pixel art e a jogabilidade que depende de certaobsessão tornam o game difícil de recomendar para todos, mas"Minecraft" é um dos games mais revolucionários dos últimos anos.


Fonte: Jogos/Br

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