Conceito Plantbook criado por designers japoneses recarrega as baterias quando imerso em água.
Os designers japoneses Seunggi Baek e Hyerim Kim criaram o conceito Plantbook, um notebook que funcionaria à base de água e energia solar. Além de usar as fontes renováveis, também polui menos o ambiente, pois o processo libera oxigênio em vez de gases tóxicos. O aparelho ainda seria prático de carregar, graças à tela enrolável.
Para criar o sistema que alimenta o computador portátil os designers se inspiraram no bambu e na forma como a planta suga a água de que precisa. No laptop conceitual, a água absorvida é usada em um processo de eletrólise, que libera moléculas de hidrogênio, usadas na produção da eletricidade armazenada pela bateria. O oxigênio gerado é liberado na atmosfera.
Para iniciar o processo de eletrólise, o laptop usa uma placa termosolar instalada no corpo do equipamento. Quando imerso em água, o aparelho automaticamente carrega sua bateria. A indicação da quantidade de carga é feita por uma tira em formato de folha, feita de silicone com um filete de LED, que vai ficando verde à medida que a carga fica completa.
O notebook ecológico foi inspirado na forma como o bambu absorve o líquido que usa para se manter vivo.
Água usada para alimentar laptop é absorvida por um dos lados do Plantbook.
Lado oposto tem saída de oxigênio e entrada para fone de ouvido, e corpo do notebook é recoberto com células termosolares.
Além de ecológico, conceito Plantbook é prático, por pode ser enrolado e ocupar pouco espaço.
Telas se enrolam juntas e, na hora da utilização do computador portátil, se separam.
Fonte: Tecnologia/Terra
Fonte: Tecnologia/Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário